Neste pequeno artigo tenho a intenção de dividir parte do que aprendi no Congresso Diocesano da RCC, realizado nos dia 10 e 11 de março de 2012. Nestes dois dias foram realizados workshops de intercessão, cura e libertação, artes e pregação. Irei tratar o ultimo workshop, ministrado pelo Tiago Coordenador do Ministério de Pregação e Willian Coordenador do Ministério Jovem da RCC Paraná (Gestão 2010-2011).
O QUE FAZER COM MEUS TALENTOS
Ao longo da caminhada em igreja você certamente já participou de congressos, retiros, encontros e afins. Aonde teve a oportunidade de ser batizado pelo Espírito Santo. Após o batismo ficamos repletos de Deus, transbordamos suas graças e transmitimos o seu amor com simples olhar, e normalmente com toda essa unção reconhecemos os Dons e Carismas que a nós foi reservado.
Deste modo todos recebemos muitos talentos, a questão é o que fazer com eles. Podemos optar em guardar e preservá-los em um canto seguro, ou usá-los para evangelização. A pessoa que não faz uso de suas vocações contribui para um mundo de injustiças e pecados, e sofrerá as consequencias por ter sido negligente. Tão Logo, tenha conhecimentos de seus Dons utilize-os, gastes até ficar velho, esgotado, pois ao final desse percurso o Senhor não só irá renová-lo como confiar novos talentos a ti (Mateus 25; 14-30).
As pessoas que fazem uso de seus dons certamente aceitaram o chamado que Deus fez em suas vidas, e com o tempo se tornam lideres em suas comunidades, portanto visadas para outras atividades que a igreja necessita. É claro que devemos ajudar a nossa comunidade, afinal é isso que Jesus nos ensinou. Mas, não basta se encher de funções é necessário realizá-las com todo seu empenho e dedicação e por isso precisamos aprender a dizer não para algumas coisas, por mais difícil que seja.
Faça uma profunda reflexão e responda: Qual é o meu Chamado? Tenho certeza que quando obtiver a resposta você irá priorizar aquilo que é de desejo de Deus e cumprir com êxito sua função em igreja.
O CHAMADO A PREGAÇÃO
O primeiro chamado que recebemos é a vida e, por conseguinte Deus nos confia seus ministérios, aqui pretendo tratar especificamente do de pregação.
É impossível amar algo que não se conhece. Se as pessoas não conhecerem a Deus “como, pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue?” (Romanos 10; 14). A partir deste trecho podemos dimensionar o quanto é importante o papel do pregador, a partir dele as pessoas tem a oportunidade de conhecer e amar o Senhor.
A pessoa que recebe o talento de pregar e assume seu chamado tem a feliz atribuição de levar a palavra a todos os ventos, porém só pode fazer isso se a conhecê-la. O pregador não tem nato ao seu conhecimento o santo evangelho, mas tem por obrigação aprendê-lo para que possa fazer de seu chamado uma realidade.
A ignorância da Santa Escritura é a ignorância de Cristo: O pregador precisa amadurecer a sua fé para exercer seu talento. O seu proceder deve partir do conhecimento refinado da bíblia, e para isso existem vários métodos como a Lectio Divina, cursos bíblicos ou até mesmo uma formação teológica. Apesar disto ele deve ir além e conhecer outros escritos tais como: Catecismo da Igreja; Documentos redigidos pelo vaticano, CNBB, diocese e afins; Livros religiosos; o cotidiano do meio onde vive ou irá pregar. Portanto, podemos concluir que o Pregador deve ser intimo da palavra de Deus.
O conhecimento da palavra é algo intrínseco ao pregador, entretanto, apenas isso não basta à pessoa que for exercer este dom precisa ter uma postura reta tanto dentro, quanto fora da igreja. O pregador não se faz grande pelas palavras, mas pelos seus atos dirigidos por Cristo. Ele deve transparecer em todos seus gestos a figura de Deus, quando for pronunciar a felicidade deve mostrar as pessoas na sua própria imagem a felicidade; Quando pregar o amor de Deus deve mostrar-se amado por Deus.
Se você se sente chamado à pregação saiba que a timidez, gagueira, falta de coragem não são problemas! basta apenas ter fé e dedicação que Deus acrescenta todo o resto. E que a frase pronunciada pelo Willian sirva de incentivo para todos:
AONDE TIVER UM PREGADOR UNGIDO, ALI, O INFERNO ESTARÁ ENTRANDO EM FALÊNCIA.
Por: Roger A. da Silva
Jovens Profetas
Obs: O ministério de pregação da RCC São José convida a todos que se sentem o chamado a pregação a participar das formações.
Inicio: 02 de Abril de 2012.
Local: Arcs (ao lado do shopping São José)
0 comentários:
Postar um comentário